Se seu filho vive cansado, não dorme bem, vai mal nos estudos e nos esportes, fique atento!
Ele pode estar com um problema muito comum hoje em dia nos grandes centros urbanos e que acomete principalmente as crianças: a Respiração Oral.
O que é Respiração Oral?
Respiração oral é o hábito de respirar pela boca e não pelo nariz. A respiração oral pode ocorrer em qualquer idade e tem maior incidência em meninos (62,65%).
Na respiração oral o ar que chega aos pulmões não é umidificado, aquecido ou filtrado nas narinas. Em conseqüência temos: crescimento desorganizado da face, alteração na mastigação, deglutição e fala do indivíduo.
Quais as principais causas?
As principais causas na faixa etária pré-escolar são: o aumento de amídalas e adenóide e as rinites, principalmente as alérgicas, entre outros.
É durante o sono que piora o desconforto respiratório. O sono é conturbado devido à sensação de sufocamento e baixa do oxigênio sangüíneo resultante das paradas respiratórias. Existe uma baixa de oxigênio do sangue e, acrescendo-se, pesadelos freqüentes, agitação noturna e até mesmo enurese (xixi na cama). Isso tudo leva a um prejuízo da memória e do aprendizado, além de uma agitação na criança. É sabido que, quanto mais cansada a criança está, mais agitada ela fica.
A respiração oral é um dos fatores que podem causar um ritmo de aquisição mais lento da linguagem escrita e problemas disciplinares. Alguns hábitos, como o uso da chupeta, da mamadeira, da fralda noturna e a alimentação mais pastosa são característicos da criança com respiração oral.
Os sintomas podem ser divididos em Diurnos e Noturnos, são eles:
Diurnos Noturnos
Dificuldade de se concentrar Baba noturna
Cansaço Roncos
Dor de cabeça Despertar durante a noite
Agressividade Pesadelos
Problemas escolares Sono Agitado
O tratamento da Respiração Bucal deve ser iniciado o quanto antes, a fim de evitar graves conseqüências.
CUIDE DA RESPIRAÇÃO: Além de ser muito importante ela interfere na QUALIDADE DE VIDA de sua família.