DEL – Déficit Específico de Linguagem

DEL – Distúrbio Específico de Linguagem

DEL, Distúrbio Específico de Linguagem é uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala. Crianças que não teriam justificativas para tal atraso não conseguem desenvolvê-la.

É comum começar a perceber problemas no desenvolvimento lingüístico da criança por volta dos dois ou três anos de idade: algumas crianças não falam, ou demoram a iniciar a produção das primeiras palavras ou apresentam vocabulário restrito ou ainda não conseguem combinar palavras para formar frases.

O diagnóstico precoce e correto é fundamental – para que seja traçado um planejamento terapêutico específico para cada caso e também para que tanto os familiares quanto os professores possam receber esclarecimentos e orientações sobre o problema. Esse diagnóstico se dá primeiramente por exclusão e em um momento posterior pela própria evoluçaõ terapêutica.

Sinais indicativos de um Distúrbio Específico de Linguagem:  O aparecimento da fala é lento ou atrasado;  A compreensão pode ser normal ou pode estar alterada;

Presença de alterações fonológicas (troca de sons na fala);   Presença de alterações morfossintáticas: não consegue estruturar adequadamente uma frase, dificuldade com verbos, preposições;  Flexionamento verbal e nominal ausente ou inadequado;   Dificuldade na organização seqüencial das palavras nas frases (inverte a ordem das palavras);   Fala ininteligível – os familiares não conseguem entender o que a criança está falando;   Vocabulário restrito – dificuldade para aprender novas palavras;   Não conseguem relatar fatos, recontar uma história;   Dificuldade para compreender piadas, duplo sentido;   Apresentar sérias dificuldades para aprender a leitura e escrita – transtornos de aprendizagem;

Como a maioria das alterações na linguagem o DEL também pode gerar desvios na aquisição da leitura e da escrita, portanto mais um motivo para que a terapia seja iniciada o meis breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *